quarta-feira, 2 de abril de 2008

Conheça alguns tipos de cirurgia íntima (feminina)

As mulheres não sentem mais vergonha de expor sua vontade de melhorar o corpo, independentemente do local afetado. É o que afirma a cirurgiã plástica Natale Gontijo de Amorim, da clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.Segundo ela, as queixas mais comuns das mulheres no que se refere à intimidade são o volume da região pubiana, conhecida como "monte de Vênus", e dos lábios vaginais.
As cirurgias realizadas na região genital costumam ser simples, feitas com anestesia local e quase sempre não exigem internação. Assim como qualquer plástica, há dor e desconforto nos primeiros dias e, dependendo do tipo de operação, é preciso ficar até 60 dias sem relações sexuais.
Conheça alguns tipos de procedimentos:
Labioplastia - para reduzir ou redefinir os pequenos ou grandes lábios vaginais. Indicada em casos de flacidez, hipertrofia (volume excessivo) ou problemas de má-formação. Em casos de murchamento, utiliza-se um enxerto de gordura extraída da própria paciente para preencher os grandes lábios.
Perineoplastia - cirurgia para reconstruir a musculatura da região, que pode ficar alterada após sucessivos partos naturais. O problema muitas vezes provoca a queda da bexiga e causa incontinência urinária, além de interferir na vida sexual.
Estreitamento do canal vaginal - também indicada nos casos em que houve alargamento após o parto natural ou com a idade e que a perda de elasticidade interfere no sexo. Lipoaspiração no "monte de Vênus" - procedimento para eliminar o excesso de gordura na região púbica. Em geral, são necessárias duas ou três incisões, de menos de um centímetro cada. Clareamento vaginal - cirurgia para amenizar o escurecimento dos lábios vaginais, que pode ter causa hormonal ou uma característica natural da mulher. Parte da mucosa em que estão concentrados os pigmentos é retirada.
Transplante de pêlos - indicada para mulheres que apresentam redução de pêlos na região púbica devido a problemas hormonais ou cesáreas.
Clitoriplastia - pouco comum, a cirurgia é indicada para reconstituição do clitóris em casos de circuncisão feminina, ou quando, por problemas de má-formação, o clitóris fica encoberto, prejudicando o prazer sexual.
Himenoplastia - a reconstituição do hímen é um procedimento simples, em que o cirurgião usa um retalho extraído da mucosa vaginal da própria paciente. Médicos têm opiniões diferentes sobre os casos em que a operação se justifica.
Fontes: Natale Gontijo de Amorim (cirurgiã plástica - RJ)), Murilo Caldeira Ribeiro (cirurgião plástico - SP), Marcos Desidério Ricci (ginecologista - SP) e Michael Goodman (ginecologista e cirurgião - CA, EUA)

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/04/01/ult4477u448.jhtm

2 comentários:

Anônimo disse...

E muito dificil saber se um ginicologista e profissional em Labioplastia ou nao, tem um ano que quero fazer e apesar de meu medico me garantir que ja fez varias vezes nao posso confiar. Gostaria de saber algum medico com referencias no Rio de Janeiro...

Anônimo disse...

a propria Natale Gotijo da Clinica do Pitanguy!