segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dá licença?

Quero deixar registrada minha indignação para com as tais cabeças modernas super bem resolvidas, esclarecidas, experientes – em suas áreas de atuação – e pré-conceituosas. As cabeças imaturas nem merecem minhas palavras apesar de infelizmente serem essas as que mais me revoltam.
Tomei as dores da Administração.
Cansei de dizer com empolgação que cursarei Administração e em troca receber um olhar de ‘broxei’ quando não um comentário seco referente à Administração ser um curso para quem é indeciso na vida.
Administração é profissão regulamentada neste país desde 1965 (recente devo reconhecer, mas não vou entrar nos desméritos do meu país que não vive de passado, mas também não vive o presente esperando o futuro acontecer).
Administração deve ser considerada tão específica como outras tantas. Não levando em conta o ramo pertencente de cada uma, mas é sim tão específica quanto à psicologia, por exemplo, e nós poderíamos citar várias outras para os insatisfeitos e argumentadores. Direito, Matemática, Economia mesmo, que imbecilmente tantos dizem ser praticamente ‘a mesma coisa’ que Administração, quando na verdade – apesar de próximas – profundamente diferentes.
Chega que dizer que quem cursa administração está ali na verdade para se encontrar com a cadeira que mais lhe agrada e a partir daí seguir aquela tal faculdade/profissão. Chega de dizer que administração é um aglomerado de caminhos executivos em resumo numa estante ao alcance da mão pra ser folhado, degustado, engolido a seco, mastigado, digerido e no fim aprovado ou não.
Chega de olhar para administração e ver suas ferramentas completamente desmembradas sem considerar suas ligações. E pelo amor, o pior. Tenho sentido é dó do formado administrador. Dó por entender que ele é incompreendido.
Cabeças, o formado em administração não merece desdenho, descrédito ou desprezo por ter chegado ao fim do curso sem ter escolhido no caminho a sua profissão. Esse sim que merece louvor. Este sim soube aproveitar o curso e entendeu o que a administração é em sua essência. Esse amou eternamente as teorias e foi fiel a elas. Uso a frase que é chave do considerado pai da Administração Taylor:
Administrar é dar ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nível operacional.
O administrador amou essa teoria abraçando com ela todas as ferramentas disponíveis e necessárias para a realização de uma gestão planejada.
Afora mais delonga presume que se notou minha indignação, razão pela qual escrevo. Farei Administração sim, por sede dessa ciência aplicada. E por favor, o fim a essas cabeças desprezíveis que mediocremente acham que em Administração não existem decididos.
Juliana Rodriguez

3 comentários:

Francisco Castro disse...

Oi, sei que se você seguir essa profissão e se dedicar com afinco e sem apegos às outras coisas, será uma excelente profissional com um futuro brilhante.

Abraços

Daniel Bambinetti disse...

Bom, como te disse no msn, muitas pessoas escolhem esse curso por não ter outras escolhas, mas não se pode generalizar, pois como você, existem outros tantos que o escolhem por realmente gostar. Mas não ache que seu curso é o único prejudicado com essas críticas um tanto quanto ridículas e infundadas, o curso de História tem dessas também sabe...algo do tipo: o que, você vai ser professor? ¬¬

Anônimo disse...

Não tinha conhecimento do seu blog...
Achei por acaso, procurando pelo meu nome no Google.
Beijos, querida!

B.M.